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Democracia ganha espaço nos debates

Published at 12:09 in


A escola estadual Monsenhor Henrique Nicopelli, do Jardim Pérola, em Santa Bárbara d'Oeste, aproveitou o período de eleições e da semana da Pátria - a exemplo de outras escolas atendidas no Projel (Programa Jornal na Escola) - para trabalhar as atividades de civismo, cidadania e democracia. Os alunos do ensino médio discutiram nas aulas de filosofia assuntos pertinentes à proposta escolhida, tais como formas e sistemas de governo, os três tipos de poderes, a função política de cada um dos poderes e as organizações políticas do governo de cidade, de estados e do País.
Segundo o coordenador pedagógico Gustavo Luchiari, muitos alunos não conheciam os tipos de poderes existentes e nem as funções dos cargos como presidente, senador, deputado federal, deputado estadual e governador. "Os alunos passaram a ter mais conhecimento sobre a importância do voto e da escolha dos candidatos. Aproveitando as notícias do LIBERAL, nos cadernos Cidades e Panorama, trabalhamos a relação de candidatos da RPT (Região do Polo Têxtil)", observou. O foco do trabalho foi a conscientização de alunos e pais na hora de escolher os melhores candidatos.
Na disciplina de história, os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) trabalharam noções de civismo com o estudo e análise dos hinos Nacional, da Independência e do município de Santa Bárbara d'Oeste.
"Muitos alunos não conheciam os hinos da Independência e da cidade e adquiriram noções de civismo reconhecendo a importância do patriotismo no cidadão, não somente na Copa do Mundo. É um trabalho a longo prazo", destacou o coordenador.
PERFIL DA RPTCom o auxílio do caderno Cidades, os professores José Aparecido, da disciplina de geografia, e Edgar, de língua portuguesa, fizeram um trabalho com os alunos da 8ª série de análise de dados da RPT. Foram levantados dados sobre a RMC (Região Metropolitana de Campinas) e da Região do Polo Têxtil.
Os alunos pesquisaram os tipos de indústrias automobilísticas, universidades, população, indústrias e a importância tanto da RMC quanto da RPT em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) nacional, entre outros itens.
A situação da Zona Leste de Santa Bárbara foi enfocada em artigos de opinião. Um dos trabalhos dos alunos foi em relação à matéria publicada no LIBERAL sobre a falta de médicos no Hospital Modular Afonso Ramos. "Os alunos fizeram a redação baseados nessa situação e demonstraram a insatisfação com o atendimento do hospital", destacou o coordenador.
EMPREGO
Outro tema foi a falta de áreas de lazer no bairro, poucas opções de esportes, danceterias, clubes e de estrutura na Praça da Migração, que é o principal "point" dos adolescentes do Jardim Pérola. Outro problema detectado foi a dificuldade na área de empregos para os jovens e adolescentes do bairro.
Na pesquisa, os alunos constataram que o bairro possui várias indústrias e um bom comércio local, porém, exige profissionais com experiência e essa é a maior dificuldade que os jovens estão encontrando para conseguir um serviço com carteira assinada. "Faltam políticas para o jovem conseguir o primeiro emprego", enfatizou a escola.
A unidade de ensino apontou que o Projel foi trabalhado nas três modalidades de ensino (EJA, médio e fundamental), "demonstrando a importância desta parceria com o processo de ensino e aprendizagem nesta unidade escolar", completou o coordenador pedagógico Gustavo Luchiari.